Lição 13 - 27 de junho de 2010 - Esperança na lamentação

TEXTO ÁUREO

"As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim"
(Lm 3.22).

VERDADE PRÁTICA


Por serem trabalhosos estes últimos dias, a presente hora é de contrição e súplicas diante do Senhor. Que Ele nos ouça o  clamor e avive-nos espiritualmente, enquanto ainda há esperança.

HINOS SUGERIDOS 182, 194, 465

LEITURA DIÁRIA

 Segunda
Lm 1.1
Lamentações sobre a sorte da cidade
de Jerusalém
 Terça
Lm 2.7
Lamentações sobre a rejeição de Jerusalém
 Quarta
Lm 2.12
Lamentações sobre a fome de Jerusalém
 Quinta
Lm 4.1
Lamentações sobre a pobreza de Jerusalém
 Sexta
Lm 4.9
Lamentações sobre os mortos de Jerusalém
 Sábado
Lm 5.1
Mas o Senhor olhará para Jerusalém


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE


Lamentações 1.1-5,12

INTERAÇÃO


 Caro professor, com a graça de Deus, encerramos mais um trimestre abençoado, em que pudemos aprender preciosas lições por meio da vida de Jeremias. Num dos textos bíblicos de Lamentações, o profeta menciona que o fato de lembrar-se das misericórdias do Senhor lhe trazia esperança (Lm 3.21-23). Portanto, aproveite para encorajar seus alunos a refletirem acerca das inúmeras bênçãos (reflexo da misericórdia divina) que o Senhor tem lhes concedido ao longo de sua jornada cristã. Peça-lhes para que, se possível, anotem numa folha de papel e constatem o quanto Deus tem sido bom e fiel para conosco.

OBJETIVOS


Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Definir tema, local, data, importância e propósito das Lamentações de Jeremias.
Comparar o lamento de Jeremias ao de Cristo.
Explicar o porquê da necessidade de se lamentar diante de Deus.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA


Para introduzir a lição de hoje a respeito do livro de Lamentações, utilize o tabela abaixo com as informações resumidas acerca deste escrito de Jeremias.

LAMENTAÇÕES



Propósito 
Autor
  Data
  Data: Panorama
Ensinar às pessoas que desobedecer a Deus é trazer desgraça à própria vida e mostrar que Deus sofre quando seu povo sofre.
Jeremias
Logo após a queda de Jerusalém em 585-586 a.C.
Jerusalém havia sido destruída pela Babilônia, e os judeus mortos, torturados ou levados para o exílio.
Versículo-chave
Pessoas-chave

Lugar-chave
Lm 2.11
Jeremias e o povo
de Jerusalém.

Jerusalém
Versículo-chave

Características particulares

Três expressões do pensamento hebraico encontram-se em Lamentações: profecia, ritual  e sabedoria. O livro de Lamentações foi escrito no antigo ritmo e estilo das canções fúnebres israelitas. Contém cinco poemas que correspondem aos cinco capítulos.

1.Jeremias lamenta por Jerusalém (1.1-22); 2. A ira de Deus por causa do pecado (2.1-22); 3. A esperança em meio à aflição (3.1-66); 4. A ira de Deus é aplacada (4.1-22); 5. Jeremias roga por restauração (5.1-22).   




COMENTÁRIO



INTRODUÇÃO

Palavra Chave: Lamentação
REFLEXÃO
Queixa acompanhada de gemidos, gritos
e choros.
""Somente Deus pode nos libertar do pecado. Sem o Senhor, não há conforto ou esperança para o futuro. Por causa da morte de Cristo em nosso lugar e de sua promessa de retorno, temos a esperança viva de um maravilhoso amanhã".
íblia de Estudo Aplicação Pessoal


Em suas Lamentações,  Jeremias mostra toda a sua dor e agonia; mostra uma angústia que ia além das fronteiras da aflição e das ânsias mais incontidas; mostra porque é conhecido como o profeta das lágrimas. Numa insuperável poesia, identifica-se ele como o homem que viu a aflição de seu povo. E, vendo-a, como ficar indiferente? Viu o exército caldeu arrasar os muros de Jerusalém, deitar por terra o Santo Templo, derribar os mais sublimados edifícios da Cidade Santa, humilhar a realeza davídica e dizimar a flor mais fina e bela da sociedade judaica. Havia dor semelhante à sua? Não obstante, encontra ele esperança onde nenhuma esperança havia. 
Que exemplo! Se estamos acrisolados por sofrimentos que parecem estar além de nossos limites, tenhamos, nas promessas de Deus, esperança contra toda a esperança! Apesar dos lamentos presentes, no porvir, Deus não nos deixará exilados de suas consolações.

I. O QUE SÃO AS LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS

1. As Lamentações na Bíblia Hebraica.   No Antigo Testamento usado pelos judeus, as Lamentações de Jeremias encontram-se entre os chamados cinco rolos, juntamente com os livros de Rute, Ester, Eclesiastes e Cantares.
Com a tradução do Antigo Testamento para o grego, os Setenta resolveram colocar as Lamentações logo após o livro do profeta Jeremias. Em grego, este é o título das Lamentações: threnoi, que carrega este significado: chorar em alta voz. Ao traduzir a porção sagrada ao latim, Jerônimo deu-lhe este título: Liber Threnorum - Livro das Lamentações. É por isto que, em português, trenódia significa "canto plangente" ou "lamentação". 
2. Tema e Data.   Cumprem-se as palavras de Jeremias; nenhuma delas cai por terra. Ali estava um homem de Deus Segundo Donald Stamps, assim haveremos de sumariar o tema das Lamentações de Jeremias: Tristeza Presente e Esperança Futura.
As evidências internas e externas indicam terem sido as Lamentações compostas um ano depois da destruição de Jerusalém. Sugere-se o ano de 585 a.C.
3. O propósito das Lamentações. Jeremias escreveu-as para chorar e lastimar: 1) A queda da monarquia da Casa de Davi; 2) A destruição de Jerusalém, de seus muros e do Santo Templo; 3) A deportação dos judeus mais abastados e nobres para a distante Babilônia.
O livro tem como propósito levar o crente a interceder pela Casa de Israel, junto a Deus, a fim de que o Senhor volte a olhar favoravelmente o seu povo.  
4. A importância das Lamentações. As Lamentações de Jeremias são lidas no nono dia do mês hebreu de abe, por volta de meados de julho, ocasião em que os israelitas rememoram a destruição de Jerusalém por Nabucodonosor.
5. As Lamentações no Novo Testamento. Embora as Lamentações não sejam citadas no Novo Testamento, vemos em Cristo Jesus um lamentador que, em vários aspectos, lembra a Jeremias. À semelhança deste, chorou a sorte de Jerusalém e dos filhos de Abraão. Já leu você as Lamentações de Jeremias? Medite principalmente no capítulo três, e veja o quanto sofreu o homem de Deus diante da ruína de seu povo.

SINOPSE DO TÓPICO (1)
As lamentações de Jeremias refletem a tristeza do profeta em relação à situação espiritual, moral e física do povo de Israel


II. O HOMEM QUE VIU TODAS AS DORES DE JERUSALÉM

 Jeremias bem poderia haver escapado a todas aquelas angústias. Optou, porém, por sofrer com o povo de Deus, assisti-lo em seus sofrimentos e administrar-lhe as consolações de Jeová. Ele acompanhou a sua nação até as últimas consequÍncias. Sabe o que isto representa?
1. Homem de dores. Assim identifica-se o profeta em suas Lamentações: "Eu sou o homem que viu a aflição pela vara do seu furor" (Lm 3.1). Ao mesmo tempo, declina ele o tema de seu livro: aflição.
Ao contrário do que alguns podem supor, não foi Jeremias um fraco ou alguém emocionalmente perturbado. Ele postou-se diante de toda aquela tragédia com singular heroísmo. Tem você coragem e determinação para sofrer as aflições e angústias do povo de Deus? (1 Co 12.25-27).
2. A lamentação das lamentações. Nesse mesmo capítulo, vai o profeta descrevendo todo o seu sofrer. Leia com vagar toda essa passagem. Acredito que, em toda a Bíblia, não há sofrimento semelhante ao seu. A única exceção é a do Senhor Jesus que haveria de ser conhecido como o homem de dores e que sabe o que é padecer (Is 53.3-7).
Ao ver o seu povo de tal forma humilhado, o profeta sente-se castigado por Jeová: "Desviou os meus caminhos e fez-me em pedaços; deixou-me assolado. Armou o seu arco, e me pôs como alvo à flecha" (Lm 3.11,12). Mas, apesar de tudo, sabia ele que as misericórdias do Senhor são infinitas. Se Deus nos fere, nos ungirá também as feridas.
Tem você participado do sofrimento do povo de Deus? Ou tem-no abandonado nos momentos de dificuldades e provações? Jesus poderia ter permanecido nos céus, longe de todo o nosso sofrer. Mas o que fez Ele? Esvaziando-se de sua glória, veio a este mundo, onde se submeteu à morte, e morte de cruz (Fp 2.5-11).

SINOPSE DO TÓPICO (2)
O profeta Jeremias é considerado um homem de dores, que se compadece do sofrimento de seu povo.


III. POR QUE É PRECISO LAMENTAR

Jeremias não se restringe aos lamentos. Veja de que forma intercede por sua cativa e despojada gente: "Converte-nos, SENHOR, a ti, e nós nos converteremos; renova os nossos dias como dantes. Por que nos rejeitarias totalmente? Por que te enfurecerias contra nós em tão grande maneira?" (Lm 5.20,21).
Tem você intercedido pelo povo de Deus e por sua família? Ou agasta-se em comiserações e pesares? É hora de lamentar, sim, mas que nossos lamentos cheguem aos céus como a mais forte das intercessões. Que tal seguir este conselho de Jeremias: "Ponha a boca no pó; talvez assim haja esperança. Dê a face ao que o fere; farte-se de afronta. Porque o Senhor não rejeitará para sempre" (Lm 3.29-31).

SINOPSE DO TÓPICO (3)
Muitos personagens bíblicos optaram por sacrificar suas próprias vontades, conforto e até mesmo a vida em prol do povo de Deus.


CONCLUSÃO

No auge de sua dor, o profeta celebra a vontade de Deus (Lm 3.25-28).Talvez esteja você, querido irmão, passando por momentos difíceis e angustiosos. Não se deixe abater; mesmo no auge da provação, encontraremos, em Deus, motivos de regozijo e plenas consolações. No Senhor, nossos lamentos riem.
Nesta oportunidade, agradeço a todos os irmãos que oraram por mim, quando de meu transplante de fígado. O Senhor concedeu-me uma segunda chance de vida. Aleluia! "Irmãos, orai por nós" (1 Ts 5.25).

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICOI


Subsídio Doutrinário
"O livro de Lamentações conserva a angústia sentida pelos judeus do cativeiro babilônico, enquanto recordavam seu passado irrecuperável. Jerusalém fora destruída. Essa destruição foi tão intensa que nenhum traço do Templo original de Salomão, ou das poderosas muralhas da cidade real, têm sido encontrados por arqueólogos modernos. Apenas um amontoado improdutivo marcava o local que fora a última visão daqueles arrastados em cadeias para uma terra estranha. Os cinco acrósticos dos poemas fúnebres que compõem esse conciso livro do Antigo Testamento revelam profundo sentimento de remorso. O povo entende que perdera sua terra natal em decorrência do pecado de Judá. A angústia é acompanhada do fato de que até agora os cativos têm sido incapazes de recobrar a visão perdida de um futuro brilhante para sua raça.
O livro mantém um panorama teológico consistente: O prejuízo de Judá foi rastreado pela soberania de Deus, Sua justiça, e Seu compromisso com uma moralidade que seu povo abandonara. Lamentações, contudo, é basicamente um livro que desvenda as profundezas da desgraça humana, não sob o ponto de vista pessoal, mas, na perspectiva da nação como um todo. Lendo o livro, experimentamos uma sensação esmagadora de desespero que pode envolver comunidades, e até mesmo nações" (RICHARDS, Lawrence O. O guia do Leitor da Bíblia. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.479).

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II


Subsídio Teológico
Pecado - "O sofrimento extenuante do povo de Jerusalém, durante o estado de sítio, levou algumas das 'mulheres  outrora compassivas' a devorarem seus próprios filhos em práticas canibalescas! Como a capacidade medonha de cada ser humano para pecar foi  revelada nos últimos momentos dessa cidade!" (RICHARDS, LAWRENCE  O. Guia do Leitor da Bíblia. 1.ed.  RJ: CPAD, 2005, p. 482).

Subsídio Devocional
Lamentações de Jeremias   - "O livro é composto de cinco poemas, cada qual escrito em forma de acróstico. Cada linha, ou grupo de linhas, segue a sequência das 22 letras do alfabeto hebraico. O estilo sofisticado, bem como a perspectiva emocional e teológica uniformes, indicam uma autoria única.
As orações, registradas em Lamentações, são de desespero; gritos de angústia mais que afirmativas de esperança. Ser humano é, ao mesmo tempo, terrível e maravilhoso. É de fato terrível se cedermos nossa natureza ao pecado. Pode acontecer de olharmos para trás, para as oportunidades perdidas, e compreendermos que a aflição que suportamos agora é consequência de nosso próprio anseio crônico pelo pecado. Como se não bastasse, a leitura do livro de Lamentações nos faz lembrar que os prazeres do pecado são o que há de mais vantajoso momentaneamente, porém, suas consequências dolorosas são permanentes e profundas" (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.479).

VOCABULÁRIO


Acrisolar: Purificar-se, aperfeiçoar-se.
Dizimar: Matar, destruir.
Sublimado: Elevado, engrandecido.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA


RICHARDS, Lawrence O. O guia do leitor da Bíblia. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.
 MERRIL, Eugene H. História de Israel no Antigo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2001.

SAIBA MAIS


Revista Ensinador Cristão
CPAD, Nº 42, P.42.

EXERCÍCIOS


RESPONDA

1. O que são as lamentações de Jeremias?
R. O canto plangente de Jeremias em favor do seu povo.

2. . Por que ele as escreveu?
R.  Para chorar e lastimar a queda da monarquia da Casa de Davi; a destruição de Jerusalém e a deportação dos judeus para a Babilônia.

3. Por que é preciso lamentar?
R. Precisamos lamentar pelo povo de Deus e por nossa família, pois estamos vivendo tempos difíceis.

 4. O que é o fator misericórdia?
R. O mesmo Deus que fere, também unge as feridas.

5. Que lição podemos tirar das Lamentações de Jeremias?
R. Resposta pessoal.

Nenhum comentário :

Postar um comentário